O que diz a teoria da física dos terráqueos, sobre a Força de Empuxo ?
Consideramos um corpo mergulhado em um líquido qualquer. Como já sabemos, o líquido exercerá forças de pressão em toda a superfície do corpo em contato com este líquido. Como a pressão aumenta com a profundidade, as forças exercidas pelo líquido, na parte inferior do corpo, são maiores do que as forças exercidas na parte superior. A resultante destas forças, portanto, deverá ser dirigida para cima. É esta resultante que representa o empuxo que atua no corpo, tendendo a impedir que ele afunde no líquido.
Outra explicação:
Princípio de Arquimedes (EMPUXO)
Contam os livros, que o sábio grego Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo (E). Portanto, num corpo que se encontra imerso em um líquido, agem duas forças: a força peso (P) , devida à interação com o campo gravitacional terrestre, e a força de empuxo (E) , devida a sua interação com o líquido.
Reparam, que a segunda explicação diz : Devido a sua interação com o líquido.
Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gás) sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
Seja Vf o volume de fluido deslocado pelo corpo. Então a massa do fluido deslocado é dada por:
mf = dfVf
A intensidade do empuxo é igual à do peso dessa massa deslocada:
E = mfg = dfVfg
Para corpos totalmente imersos, o volume de fluido deslocado é igual ao próprio volume do corpo. Neste caso, a intensidade do peso do corpo e do empuxo são dadas por:
2 comentários:
Tem lógica Dandolo, se criarmos uma densidade "negativa na nave, ela vai sofrer o empuxo do ar e vai levitar. Acredito que é possível via efeito coanda, ou seja é uma questão de shape,
César,densidade negativa não,mas próxima a zero. É possível,sim. Alguns fluxos de microcordas fazem isso. Precisamos aprender a manipular as partículas subatômicas.
Postar um comentário